Considerações ao redor da liberdade de ensino e do direito de resistência em Espinosa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/dp.v21i1.95024

Palavras-chave:

liberdade, ensino, direito, poder, resistência.

Resumo

O texto a seguir recupera alguns problemas relativos à liberdade de ensino e de palavra, tema aprofundado no vigésimo capítulo do Tratado teológico-político, de Espinosa, e pontualmente tratado em outras passagens de sua obra; interessa-me, a partir disso, relacionar liberdade de ensino e de palavra ao direito de resistência (como podemos compreendê-lo na obra espinosana), em três momentos: um preâmbulo, que apresenta a linha de interpretação que é desenvolvida no artigo e relaciona primariamente as problemáticas; uma primeira parte, em que lido com o problema da interpretação e dos sentidos teológicos e políticos do ensinar; enfim, uma terceira parte, em que as determinações do ensinar são conectadas à realidade politicamente constitutiva do direito de resistência. Ao fim, segue uma pequena conclusão que aponta rumos da pesquisa de que é parte o presente artigo.

Biografia do Autor

Daniel Santos da Silva, Universidade Estadual do Paraná (Unespar), União da Vitória, Paraná

Professor de graduação e pós na Unespar, departamento de filosofia, área de Filosofia Moderna.

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Publicado

2024-08-09

Como Citar

da Silva, D. S. (2024). Considerações ao redor da liberdade de ensino e do direito de resistência em Espinosa. DoisPontos, 21(1). https://doi.org/10.5380/dp.v21i1.95024

Edição

Seção

Poder e Direito