Predomínio como promessa de felicidade: Trasímaco e a pleonexia na República de Platão (336b ff)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/dp.v21i2.94630

Palavras-chave:

Filosofia Antiga, kratos, teoria política, pleonexia, Platão, República

Resumo

Este artigo analisa a apresentação do tema da pleonexia por Trasímaco, personagem da República de Platão. Ele explota a sua descrição do funcionamento do kratos (predomínio) tal como ele o observa em cidades reais e a conclusão normativa que ele parece tirar deste diagnóstico: ter mais (pleon ekhein) é o caminho para a prosperidade. Do ponto de vista da caracterização do seu personagem, notaremos também as atitudes competitivas que Trasímaco demonstra no diálogo com Sócrates, fazendo parecer que a persuasão seria uma disputa em que persuadir equivale a ganhar, enquanto ser persuadido equivaleria a perder; mas aprender por cooperação mútua não parece uma opção. O artigo se desenvolve em três partes: I) o tratamento erístico que Trasímaco dá à persuasão, II) a apresentação do tema do motivo psico-político através do emprego da palavra kratos e derivadas, III) a tematização que Trasímaco, Glauco e Sócrates fazem da pleonexia.

Biografia do Autor

Flora de Carvalho Mangini

Doutora em Filosofia pelo Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), doutora em Estudos Gregos pela Sorbonne Université (antiga Paris IV) / Centre Léon Robin, em regime de co-tutela, graças ao programa COFECUB Editais 21/2013 e 19/2014. Pesquisa realizada com o apoio da CAPES. Mestre em Filosofia pela PUC-Rio (2016) e bacharel em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2013). Desenvolve pesquisa na área de História da Filosofia, com ênfase na ambiguidade entre persuasão e coerção nos diálogos platônicos e na implicação do "thumoeides" nos processos de tomada de decisão na "República". É também professora de filosofia para o nível médio e membro do Centro Educacional Anísio Teixeira (CEAT).

Downloads

Publicado

2024-08-30

Como Citar

Mangini, F. de C. (2024). Predomínio como promessa de felicidade: Trasímaco e a pleonexia na República de Platão (336b ff). DoisPontos, 21(2). https://doi.org/10.5380/dp.v21i2.94630

Edição

Seção

Filosofia Antiga