Olhar o currículo, enxergar leis naturais: aproximações a partir do Leviatã

Autores

  • Rita Helena Sousa Ferreira Gomes Universidade Federal do Ceará/Campus Sobral

DOI:

https://doi.org/10.5380/dp.v20i3.87264

Palavras-chave:

Educação, Leis Naturais, Currículo, Justiça, Filosofia Política, Filosofia Moderna.

Resumo

O artigo relaciona os elementos curriculares propostos por Hobbes no capítulo XXX do Leviatã com as leis naturais descritas nos capítulos XIV e XV. Metodologicamente, o trabalho conduz-se em 4 etapas: 1) listar os conteúdos educacionais explicitados no capítulo XXX; 2) buscar potenciais equivalentes de cada um dos conteúdos listados com aspectos das leis naturais presentes nos capítulos XIV e XV; 3) comparar os argumentos e questões teóricas pertinentes a essas equivalências potenciais; 4) destacar possíveis ampliações interpretativas oriundas da análise comparativa realizada. Dada essa escolha metodológica, justifica-se a ausência de outras referências bibliográficas que não o Leviatã. Dentre os achados, sublinha-se que todos elementos curriculares presentes no capítulo XXX puderam ser articulados com, pelo menos, uma lei natural, merecendo destaque a maior ocorrência de vinculações com a terceira lei de natureza.

Downloads

Publicado

2023-12-10

Como Citar

Sousa Ferreira Gomes, R. H. (2023). Olhar o currículo, enxergar leis naturais: aproximações a partir do Leviatã. DoisPontos, 20(3). https://doi.org/10.5380/dp.v20i3.87264

Edição

Seção

Hobbes (Volume 20, n.3, 2023)