Olhar o currículo, enxergar leis naturais: aproximações a partir do Leviatã
DOI:
https://doi.org/10.5380/dp.v20i3.87264Palavras-chave:
Educação, Leis Naturais, Currículo, Justiça, Filosofia Política, Filosofia Moderna.Resumo
O artigo relaciona os elementos curriculares propostos por Hobbes no capítulo XXX do Leviatã com as leis naturais descritas nos capítulos XIV e XV. Metodologicamente, o trabalho conduz-se em 4 etapas: 1) listar os conteúdos educacionais explicitados no capítulo XXX; 2) buscar potenciais equivalentes de cada um dos conteúdos listados com aspectos das leis naturais presentes nos capítulos XIV e XV; 3) comparar os argumentos e questões teóricas pertinentes a essas equivalências potenciais; 4) destacar possíveis ampliações interpretativas oriundas da análise comparativa realizada. Dada essa escolha metodológica, justifica-se a ausência de outras referências bibliográficas que não o Leviatã. Dentre os achados, sublinha-se que todos elementos curriculares presentes no capítulo XXX puderam ser articulados com, pelo menos, uma lei natural, merecendo destaque a maior ocorrência de vinculações com a terceira lei de natureza.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem a Doispontos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) antes da publicação ou repositório institucional/temático após a publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).