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Olhar o currículo, enxergar leis naturais: aproximações a partir do Leviatã

Rita Helena Sousa Ferreira Gomes

Resumo


O artigo relaciona os elementos curriculares propostos por Hobbes no capítulo XXX do Leviatã com as leis naturais descritas nos capítulos XIV e XV. Metodologicamente, o trabalho conduz-se em 4 etapas: 1) listar os conteúdos educacionais explicitados no capítulo XXX; 2) buscar potenciais equivalentes de cada um dos conteúdos listados com aspectos das leis naturais presentes nos capítulos XIV e XV; 3) comparar os argumentos e questões teóricas pertinentes a essas equivalências potenciais; 4) destacar possíveis ampliações interpretativas oriundas da análise comparativa realizada. Dada essa escolha metodológica, justifica-se a ausência de outras referências bibliográficas que não o Leviatã. Dentre os achados, sublinha-se que todos elementos curriculares presentes no capítulo XXX puderam ser articulados com, pelo menos, uma lei natural, merecendo destaque a maior ocorrência de vinculações com a terceira lei de natureza.

Palavras-chave


Educação, Leis Naturais, Currículo, Justiça, Filosofia Política, Filosofia Moderna.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v20i3.87264