Uma obra entre o reacionarismo e o conservadorismo: o pensamento de Olavo de Carvalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/dp.v19i2.87162

Palavras-chave:

Conservadorismo, Reacionarismo, Pensamento Político Brasileiro, Ultradireita, Olavo de Carvalho

Resumo

O presente texto pretende contribuir para o debate sobre a atualidade do pensamento conservador e suas expressões no Brasil a partir da análise da obra do mais influente intelectual da ultradireita brasileira na última década: Olavo de Carvalho. A escolha do autor se deve a sua particular relação com o conservadorismo. Ao mesmo tempo que cultiva ideias mais afinadas com o reacionarismo, distantes das versões mais correntes da tradição conservadora moderna e brasileira, Carvalho é fortemente influenciado pelo conservadorismo norte-americano e construiu sua obra em meio ao convívio com intelectuais como Antonio Paim e Paulo Mercadante, lideranças de perfil semelhante no Brasil. Olavo de Carvalho surge, portanto, como um caminho para refletir sobre os limites e características do conservadorismo, do reacionarismo e da própria ultradireita brasileira.

Biografia do Autor

Jorge Chaloub, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professor adjunto do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCSO) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Jorge Chaloub é doutor em Ciência Política pelo IESP-UERJ, com doutorado-sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS). Atualmente é Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, Diretor da Regional Sudeste da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), consultor do arquivo Sobral Pinto do Instituto Moreira Salles, coordenador do projeto de pesquisa "Anatomia das Direitas brasileiras", financiado pelo CNPq e pela FAPERJ, coordenador do Núcleo de estudos sobre a Democracia Brasileira (NUDEB-IFCS) e membro dos grupos de pesquisa "Direitas, História e Memória", "Filosofia e direitos" e "Intelectuais, democracia e vida pública" . Foi coordenador da Área Temática Pensamento Político brasileiro da Associação Brasileira de Ciências Política.(ABCP), coordenador da rede internacional "Direitas, História e Memória", professor horista da Escola de Ciências Sociais do CPDOC-FGV, professor adjunto da Faculdade de Direito do IBMEC-RIO e professor substituto dos departamentos de Ciência Política da UFRJ e Direito da UFF. Organizou dois livros, por editoras internacionais e nacionais, dois dossiês em revistas qualificadas e publicou artigos em algumas das mais importantes revistas das Ciências Sociais brasileiras, como Dados, Revista Brasileira de Ciências Sociais, Lua Nova, Revista Brasileira de Ciência Política e Novos Estudos Cebrap. 

Downloads

Publicado

2023-05-22

Como Citar

Chaloub, J. (2023). Uma obra entre o reacionarismo e o conservadorismo: o pensamento de Olavo de Carvalho. DoisPontos, 19(2). https://doi.org/10.5380/dp.v19i2.87162

Edição

Seção

Pensamento Conservador