Uma obra entre o reacionarismo e o conservadorismo: o pensamento de Olavo de Carvalho
DOI:
https://doi.org/10.5380/dp.v19i2.87162Palavras-chave:
Conservadorismo, Reacionarismo, Pensamento Político Brasileiro, Ultradireita, Olavo de CarvalhoResumo
O presente texto pretende contribuir para o debate sobre a atualidade do pensamento conservador e suas expressões no Brasil a partir da análise da obra do mais influente intelectual da ultradireita brasileira na última década: Olavo de Carvalho. A escolha do autor se deve a sua particular relação com o conservadorismo. Ao mesmo tempo que cultiva ideias mais afinadas com o reacionarismo, distantes das versões mais correntes da tradição conservadora moderna e brasileira, Carvalho é fortemente influenciado pelo conservadorismo norte-americano e construiu sua obra em meio ao convívio com intelectuais como Antonio Paim e Paulo Mercadante, lideranças de perfil semelhante no Brasil. Olavo de Carvalho surge, portanto, como um caminho para refletir sobre os limites e características do conservadorismo, do reacionarismo e da própria ultradireita brasileira.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem a Doispontos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) antes da publicação ou repositório institucional/temático após a publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).