Por modos de vida outros: o mundo plural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/dp.v19i3.86610

Palavras-chave:

estética da existência, mundo plural, comunicação, heterotopia

Resumo

A estética da existência, com todo o seu caráter propriamente foucaultiano, possui uma dimensão cosmopolítica que muitas vezes escapa às nossas tentativas de definir o que seria a ética da cultura de si. Com base nisso, busco caracterizar a importância da experiência do mundo plural para a ética do cuidado de si em três atos. Em primeiro lugar, reflito sobre a falta moral do Humano de bem. Em segundo lugar, indico o caráter heterotópico do mundo plural. Em terceiro lugar, problematizo a relação entre a interiorização da imagem do mundo plural, que se manifesta na topografia interna dos sujeitos como o profundo sentimento do mundo, e a experiência cosmo-etho-política de nós mesmos. Para tanto, entrecruzo a ética estoica com as análises de Foucault sobre a cultura de si e a heterotopia, mas também com as interpretações de Butler sobre a responsabilidade moral e a vida psíquica do poder.

Biografia do Autor

Cassiana Lopes Stephan, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.

Pós-doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFPR, na área de Ética e Política. 

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFPR, na área de Ética e Política.

Doutorado sanduíche na Université de Lille, entre setembro de 2018 e março de 2019, no Laboratoire Savoirs Textes Langage (STL).

Primeira bolsista do Centre Michel Foucault com residência de pesquisa no Institut Mémoires de l'Édition Contemporaine (IMEC), entre julho de 2019 e setembro de 2019.

Downloads

Publicado

11-06-2023

Como Citar

Lopes Stephan, C. (2023). Por modos de vida outros: o mundo plural. DoisPontos, 19(3). https://doi.org/10.5380/dp.v19i3.86610

Edição

Seção

Para uma crítica do presente: Rumo a modos de vida outros/A critique of the present:Towards other ways of living