Conversas com Foucault e Coutinho. Ensaiar modos de vida impuros com a escrita na universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/dp.v19i3.86603

Palavras-chave:

escrita acadêmica, ensaio, verdade, ficção, voz, experiência

Resumo

A partir da experiência de coordenação de um programa de oficinas de escrita acadêmica, este texto explora uma maneira de conceituar as reverberações da impureza na escrita acadêmica a partir da transformação da paisagem política no ensino superior na última década do Brasil. Ao entrelaçar entrevistas de Michel Foucault com o documentário Jogo de Cena de Eduardo Coutinho, procura-se investigar os contornos da experiência da escrita acadêmica a partir do encantamento das palavras introduzido pelo gênero ensaio, que introduz os efeitos de ficção, reverbera uma imagética da incerteza, e coloca em questão a noção de verdade, realidade e sujeito. Como matéria em suspenso, sempre mutável, é impossível inscrever o movimento de transformação na forma da ordem dos discursos, a não ser que se crie um modo de viver a escrita impuramente, apta a captar a incorporação de vozes e versões sempre outras, e em processo constante de variação e mudança.

Biografia do Autor

Teresa Paula Nico Rego Gonçalves, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro

Professora da Faculdade de Educação da UFRJ. Doutora em Educação e Sociedade pela Universidade de Sevilha. Professora do PPGE/UFRJ. Mestre em Filosofia pela Katholieke Universiteit Leuven. Licenciada em Filosofia pela Universidade de Lisboa. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre o Trabalho da Educação (GESTE).

Thiago Ranniery, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Líder Pesquisador do Bafo! - Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo, ética e diferença (UFRJ/CNPq) e coordenador do LEQUE - Laboratório de Estudos Queers em Educação da Faculdade de Educação da UFRJ. É Jovem Cientista Nosso Estado da FAPERJ e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Downloads

Publicado

2023-06-11

Como Citar

Gonçalves, T. P. N. R., & Ranniery, T. (2023). Conversas com Foucault e Coutinho. Ensaiar modos de vida impuros com a escrita na universidade. DoisPontos, 19(3). https://doi.org/10.5380/dp.v19i3.86603

Edição

Seção

Para uma crítica do presente: Rumo a modos de vida outros/A critique of the present:Towards other ways of living