Algazel como sequax Avicennae: a transmissão latina da tese acerca da acidentalidade da existência
DOI:
https://doi.org/10.5380/dp.v18i1.74891Palavras-chave:
Algazel Latinus, Avicena Latinus, essência e existência, lógica medieval, metafísica medieval.Resumo
Uma das particularidades da recepção do pensamento de Algazel entre os pensadores latinos medievais foi o fato de ele ter sido considerado um sequax Avicennae. As críticas que Algazel direcionou a Avicena não foram conhecidas em um primeiro momento de modo que sua obra influenciou positivamente a recepção do pensamento aviceniano. O objetivo do presente artigo é passar em revista o modo como as versões latinas da Lógica e da Metafísica de Algazel transmitem a tese aviceniana da existência como acidente da essência. O presente artigo será divido em duas partes. Na primeira, defenderemos que a Lógica de Algazel oferece uma caracterização da distinção em termos puramente lógicos ao passo que, na segunda, perguntaremos se a distinção recebe, na Metafísica, uma interpretação ontológica, ou seja, se implica uma distinção real entre essência e existência.
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