Entre dialogicidade e ética. Desenvolvimentos em torno da questão do Outro com base no pensamento de Johann Georg Hamann.

Autores

  • José Miranda Justo Professor do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

DOI:

https://doi.org/10.5380/dp.v17i1.74881

Palavras-chave:

alteridade, linguagem, mais-sentido, dialogicidade.

Resumo

Partindo do conceito hamanniano do dialógico e das respectivas relações com o filosofema da produção de mais-sentido, a presente conferência explora a categoria de alteridade enquanto nódulo conceptual central na ética. A partir desta abertura, procuraremos estabelecer uma analítica de alguns processos que conectam a questão do Outro e a questão da linguagem humana: interrogação, repetição, analogia, parataxe e substituição metafórica. Estes processos revelam-se cruciais na constituição de uma ética da descoberta, ou seja, uma ética que se articule a partir da ideia de abertura ao Outro apoiada na desmontagem da cristalização do já-dito e do já-sabido da linguagem e dos relacionamentos humanos. 

Biografia do Autor

José Miranda Justo, Professor do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

 

Downloads

Publicado

07-10-2020

Como Citar

Justo, J. M. (2020). Entre dialogicidade e ética. Desenvolvimentos em torno da questão do Outro com base no pensamento de Johann Georg Hamann. DoisPontos, 17(1). https://doi.org/10.5380/dp.v17i1.74881

Edição

Seção

Experiências da Alma: os desenvolvimentos da psicologia empírica wolffiana no século XVIII