Christine de Pizan e o humanismo francês: elementos para contextualização histórica
DOI:
https://doi.org/10.5380/dp.v18i1.71979Palavras-chave:
Christine de Pizan, humanismo, cânone, filosofia laica, Jean Gerson, mulheres filósofas.Resumo
O presente artigo busca oferecer elementos suficientes para localizar a filósofa e poetisa Christine de Pizan no contexto intelectual do humanismo francês no início do XV. Esse objetivo responde a uma dificuldade que acompanha o estudo da atividade filosófica do período medieval em meio laico. Enquanto mulher, Pizan é necessariamente laica, e sua produção literária se deu fora dos limites normalmente delineados como objeto de estudo dos historiadores da filosofia medieval, qual seja, a produção tipicamente escolástica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ana Rieger Schmidt

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem a Doispontos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) antes da publicação ou repositório institucional/temático após a publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

