Lorsque Simondon rencontre le “Fragment sur les machines”: La rêverie de l’intellect général
DOI:
https://doi.org/10.5380/dp.v16i2.70263Palavras-chave:
Simondon, Marx, automação, técnica, capitalismoResumo
Quando Simondon encontra o "Fragmento sobre as máquinas": O devaneio do intelecto geral
Neste estudo, proponho analisar o pensamento simondoniano da técnica pelo conceito de intelecto geral que aparece nos Grundrisse de Marx. Como essa reaproximação foi conduzida por Virno ao introduzir o pensamento de Simondon na Itália (2001), antes de tudo será necessário questionar a relação que orienta a leitura de Virno, ou seja, aquela estabelecida entre técnica e trabalho por Simondon e Marx ao mesmo tempo. Analisando o “Fragmento sobre as máquinas”, mostrarei a superação da perspectiva econômica em Marx que permite a comparação com a tecnicidade de Simondon, que por sua vez exclui desde o início uma definição da técnica pelo fator econômico. A distinção entre trabalho vivo e trabalho morto será então usada para situar a representação da maquinaria tecnológica na inversão mágica que ocorre entre o capital fixo e o capital variável e, dentro do dispositivo do trabalho vivo, será preciso, portanto, tentar ler o conceito de informação em Simondon. Ao final, através da maquinaria tecnológica, que introduz pela automação mudanças no ciclo de produção e valorização, trata-se de questionar se uma política do devaneio do intelecto geral é autorizada pelo pensamento da técnica de Simondon.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem a Doispontos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) antes da publicação ou repositório institucional/temático após a publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).