Rousseau e a virtude cívica na república

Autores

  • Vital Francisco Celestino Alves Unb

DOI:

https://doi.org/10.5380/dp.v16i1.58448

Palavras-chave:

Rousseau, Virtude cívica, República, Cidadão.

Resumo

A virtude cívica representa uma peça de fundamental importância na engrenagem política republicana e pode desempenhar uma função decisiva na manutenção da república. Mas, como a virtude cívica se apresenta no republicanismo de Rousseau? Como tornar os cidadãos virtuosos e de que maneira cidadãos dotados dessa aptidão ou disposição podem contribuir para a preservação da república em longo prazo? Tais questões servirão de fio condutor para analisarmos a noção de virtude no arcabouço teórico rousseauísta. Para tanto, nossa análise será dividida em três momentos: primeiro, examinaremos como o conceito de virtude se inscreve no pensamento de Rousseau; segundo, avaliaremos o meio ou meios possíveis para se formar cidadãos virtuosos; terceiro, perscrutaremos como a virtude cívica pode contribuir para a manutenção da república.

Biografia do Autor

Vital Francisco Celestino Alves, Unb

Sou doutor em Filosofia (2017) e mestre em Filosofia (2010) pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Realizei entre 2015-2016 estágio doutorado sanduíche na Université Montpellier III e no mesmo período participei dos encontros promovidos pelo Centre Rousseau na Université Sorbonne, Paris III. Sou membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa Jean-Jacques Rousseau e do GT Rousseau e o Iluminismo. Tenho experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética, Filosofia Política e História da Filosofia. Entre 2013-2015 fui professor assistente na UFG e a altualmente sou professor assistente na Unb. 

Downloads

Publicado

24-08-2019

Como Citar

Alves, V. F. C. (2019). Rousseau e a virtude cívica na república. DoisPontos, 16(1). https://doi.org/10.5380/dp.v16i1.58448

Edição

Seção

Rousseau