Natureza e artifício: Leibniz e os modernos sobre a concepção dos corpos orgânicos como máquinas

Autores

  • Celi Hirata Universidade Federal de São Carlos / Professora Adjunta

DOI:

https://doi.org/10.5380/dp.v15i1.57142

Palavras-chave:

natureza, artifício, organismo, máquina, mecanicismo, teleologia

Resumo

Na modernidade, a distinção entre natureza e artifício desaparece, a ponto das máquinas feitas pelos homens se tornarem modelos privilegiados para a explicação dos corpos natu- rais, como se depreende a partir de textos de Bacon, Descartes, Hobbes, dentre outros. Essa nova relação entre natureza e artifício é correlata da mecanização e da destituição de fins na natureza, na medida em que a adoção da mecânica como modelo de explicação da natureza está atrelada à rejeição da utilização das causas finais na física e à concepção de que os corpos são desti- tuídos de princípios imanentes de movimento ou de qualquer princípio incorpóreo que os predispo- nha a um processo de mudança teleologicamente estruturado e orientado. Leibniz também con- cebe a natureza como artifício e os corpos orgânicos como autômatos, mas a sua concepção de cor- pos naturais como máquinas artificiais vai ainda mais longe, a ponto de caracterizar o natural como aquilo que traz em si o caráter de artificial mais do que o próprio artificial. Entretanto, diferente- mente de Bacon, Descartes e Hobbes, Leibniz utiliza a analogia de natureza como máquina e a aprofunda justamente para argumentar que a natureza é teleologicamente estruturada, sendo que a diferença entre as máquinas feitas pelos homens e as naturais ou divinas reside no fato de que enquanto aquelas possuem uma finalidade meramente extrínseca, estas possuem uma finalidade imanente inscrita em cada uma das suas partes ao infinito. 

Biografia do Autor

Celi Hirata, Universidade Federal de São Carlos / Professora Adjunta

Professora do Departamento de Filosofia da UFSCar. Doutorado, Mestrado e Graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo. 

Área de pesquisa: História da Filosofia Moderna

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Publicado

2018-07-18

Como Citar

Hirata, C. (2018). Natureza e artifício: Leibniz e os modernos sobre a concepção dos corpos orgânicos como máquinas. DoisPontos, 15(1). https://doi.org/10.5380/dp.v15i1.57142

Edição

Seção

Filosofia e Ciência nos séculos XVII e XVIII