Reler Foucault à luz de Butler: repensar a Biopolítica e o Dispositivo da Sexualidade
DOI:
https://doi.org/10.5380/dp.v14i1.56552Palavras-chave:
Foucault, Butler, biopolítica, dispositivo da sexualidade, movimentos de minorias.Resumo
O texto discute algumas guras contemporâneas da relação entre vida e política tal como elas se manifestam no âmbito da sexualidade, particularmente sensível na atualidade. Basta recordar as polêmicas no Congresso Nacional em torno da concepção de família, da igualdade de direitos entre heterossexuais e homossexuais, em torno à legislação sobre o aborto, bem como das polêmicas orquestradas em torno da chamada ideologia de gênero. Neste contexto, é imprescindível retornar ao aparato teórico-crítico proposto por Foucault e Butler a m de repropor a discussão acerca da dimensão política da sexualidade. Os dois autores contribuem para o questionamento dos efeitos de naturalização de normas sociais hegemônicas, bem como ressaltam o potencial político dos movimentos que zeram da sexualidade e do gênero seu foco de luta e de resistência. Incidentalmente, este texto também reconsidera a apropriação contemporânea da noção foucaultiana de biopolítica e se propõe a trazê-la de volta, do campo da loso a política que aborda as relações entre violência e poder estatal soberano, para o campo da sexualidade e dos movimentos políticos de minorias LGBT, locus a partir do qual ela fora forjada inicialmente por Foucault.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem a Doispontos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) antes da publicação ou repositório institucional/temático após a publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).