Michel Foucault e Jacques Léonard sobre Vigiar e Punir: os embates entre a história e a loso a
DOI:
https://doi.org/10.5380/dp.v14i1.56538Palavras-chave:
Foucault, Vigiar e Punir, Léonard, história, loso aResumo
Este artigo destaca os diálogos entre os historiadores e a obra Vigiar e Punir de Michel Foucault, em especial por meio do texto de Jacques Léonard e pelas repercussões circunscritas àquele período. Esse retorno aos debates da década de 1970, sem praticamente recorrer às novas publicações dos anos 1990, que transformaram a leitura de muitos sobre o autor, mas não necessariamente da maioria dos historiadores, presta atenção no impacto das divisões e dos embates entre a história e a loso a. Mas, por outro lado, ressalta também como a leitura de Vigiar e Punir e de Foucault impactaram positivamente no campo historiográ co do período, atentando para as suas contribuições, principalmente em torno das noções de: história genealógica, lutas, corpo, sujeito, real, experiência, relações de força e liberdade.
Palavras-chave: Foucault; Vigiar e Punir; Léonard; história; filosofia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem a Doispontos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) antes da publicação ou repositório institucional/temático após a publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).