Mecanicismo, finalidade e a teoria da preexistência dos germes em Malebranche
DOI:
https://doi.org/10.5380/dp.v15i1.56420Palavras-chave:
Nicolas Malebranche, preexistência, mecanicismo, finalismo, teleologia, ocasionalismoResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a articulação feita por Malebranche entre a física mecanicista o finalismo em sua teoria da preexistência dos germes. Pretendemos mostrar como essa articulação permite que o oratoriano forneça uma resposta ao problema, deixado por Descartes, da explicação mecânica da geração dos corpos organizados. Assim, tomamos como ponto de partida (1) as tentativas de Descartes de fornecer uma explicação mecânica à geração para, em seguida (2), analisar a noção de finalidade no ocasionalismo de Malebranche e, finalmente (3), a articulação entre mecanicismo e finalismo na teoria da preexistência dos germes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem a Doispontos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) antes da publicação ou repositório institucional/temático após a publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).