O Isso e a determinação inconsciente das doenças orgânicas: a contribuição de Georg W. Groddeck à psicanálise
DOI:
https://doi.org/10.5380/dp.v13i3.46935Palavras-chave:
Groddeck, Isso, psicossomática, psicanálise, Freud, símbolo.Resumo
O ano de 2016 marca os 150 anos de nascimento de Georg Walther Groddeck, primeiro médico utilizar o referencial psicanalítico para o tratamento das doenças orgânicas. Groddeck se tornou mais conhecido no meio psicanalítico devido a sua contribuição para a formulação freudiana da segunda tópica por meio do conceito de Isso (Id). Freud reconhece sua contribuição em O Eu e o Isso de 1923, e admite em carta a Pfister que Groddeck provavelmente estaria certo em relação às determinações inconscientes das doenças orgânicas. Entretanto, para Groddeck, o seu Isso, herdeiro do Deus-Natureza de Goethe, não poderia se restringir aos limites a ele atribuídos por Freud na formulação de sua segunda representação tópica do aparelho psíquico. Anterior à formação da unidade biopsíquica do sujeito, o Isso de Groddeck, uma espécie de matriz de onde emana toda a existência somatopsíquica, determinaria tanto a saúde quanto a doença, a vida e a morte.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem a Doispontos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) antes da publicação ou repositório institucional/temático após a publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).