O Novo Objeto do Mundo - Marx, Adorno e a forma valor
DOI:
https://doi.org/10.5380/dp.v13i1.44420Palavras-chave:
Marx, Teoria Crítica, Adorno, Teoria do Valor, Forma Social, Abstração RealResumo
A relação entre Marx e a Teoria Crítica não se esgota numa mera influência ou leitura. Os representantes da primeira geração de “frankfurtianos” procuram refletir como Marx os problemas de seu tempo. Nas obras de Max Horkheimer e Herbert Marcuse, entre outros, e especialmente nas contribuições de crítica social e cultural de Theodor Adorno, ocorre uma atualização do pensamento de Marx, tendo em vista a sociedade de massas contemporânea no atual estágio do desenvolvimento capitalista. Ao proceder dessa forma, a Teoria Crítica enfatiza o pioneirismo de Marx, que descobre e apreende teoricamente, a nova objetividade social do capitalismo: a forma valor como novo objeto do mundo capitalista, objetividade “falsa” porém simultaneamente dotada de poder real efetivo. Este novo objeto do mundo, tendo em vista o seu caráter de inversão e deslocamento social, impõe a necessidade da dialética como sua apresentação e, ao mesmo tempo, sua crítica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem a Doispontos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) antes da publicação ou repositório institucional/temático após a publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).