Ideia Sensível e Imagem Pictórica: A Articulação dos Gêneros Artísticos na Estética Alemã do Começo do Século XVIII
DOI:
https://doi.org/10.5380/dp.v11i1.34652Palavras-chave:
estética alemã, artes plásticas, poética, psicologia empíricaResumo
A analogia entre pintura e poesia, tal qual sugerida na Carta aos Pisões de Horácio, não foi interpretada de modo homogêneo pela estética alemã do começo do século XVIII. Como tentaremos mostrar, em alguns autores essa analogia está muito mais atrelada ao caráter sensível como um todo da arte do que propriamente a uma referência imagética. Por um lado, isso pode ser constatado na obra crítica de Gottsched, que procura atenuar a importância do aspecto descritivo na poesia. Encontramos, por outro lado, na investigação teórica de Baumgarten uma abordagem segundo a qual o que une as diversas artes não é o seu compromisso com o sentido da visão ou mesmo a primazia da imagem pictórica sobre o discurso poético, mas sim o de estarem situadas naquele plano que definiu como abaixo do limiar da razão.
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