Ética, economia e justiça: a escolha social no pensamento de Sen e Smith

Autores

  • Luiz Bernardo Leite Araujo Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Fábio dos Santos Creder Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.5380/dp.v10i1.30654

Palavras-chave:

Amartya Sen, Adam Smith, Justiça social

Resumo

Neste artigo pretendemos examinar a profunda e abrangente influência exercida pela obra de Adam Smith sobre o pensamento de Amartya Sen, especialmente no que concerne ao tema da justiça social, que permeia os escritos de ambos os autores. Primeiramente analisaremos a revisão da obra de Smith, promovida por Sen, para refutar a interpretação, ainda prevalecente, que lança mão de determinados excertos de A riqueza das nações como principal referência na defesa da desregulamentação dos mercados e na isenção do pensamento econômico de qualquer consideração por valores morais, demonstrando como Sen recorre às ideias de Smith para explicar o empobrecimento da economia ao afastar-se da ética. Em seguida nos deteremos na contundente influência do pensamento de Smith sobre a crítica de Sen à teoria da escolha racional mediante sua peculiar formulação da teoria da escolha social, cuja importância foi justamente reconhecida ao lhe valer o prêmio Nobel de economia em 1998.

Biografia do Autor

Luiz Bernardo Leite Araujo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutor em Filosofia pela Univerité Catholique de Louvain (Bélgica), Professor Associado do Departamento de Filosofia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Pesquisador do CNPq.

Fábio dos Santos Creder, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutor em Filosofia pela PUC-RJ, Pesquisador de Pós-doutorado da UERJ, com bolsa da FAPERJ.

Downloads

Publicado

2013-05-27

Como Citar

Araujo, L. B. L., & Creder, F. dos S. (2013). Ética, economia e justiça: a escolha social no pensamento de Sen e Smith. DoisPontos, 10(1). https://doi.org/10.5380/dp.v10i1.30654

Edição

Seção

Justiça