A ética política de Merleau-Ponty : o problema do humanismo
DOI:
https://doi.org/10.5380/dp.v9i1.29098Palavras-chave:
Merleau-Ponty, Instituição, Humanismo, Virtude, ContingênciaResumo
Neste artigo, tentamos definir alguns aspectos de uma ética política na filosofia de Merleau-Ponty. É possível descrever um problema recorrente e estrutural em seu trabalho político: a questão do "humanismo". Este problema implica que o objetivo de qualquer ação política consiste na "instituição" de um vínculo simbólico entre os seres humanos. Argumentamos que o problema do humanismo estrutura o pensamento político do filósofo e explica a relação de Merleau-Ponty com o marxismo e a história. A intrepidez da instituição, que pode ser uma resposta ao problema do humanismo, encarna a virtude política fundamental. Virtude que Merleau-Ponty denomina "virtude sem qualquer resignação".
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem a Doispontos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) antes da publicação ou repositório institucional/temático após a publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).