Carne e Espelho em Merleau-Ponty
DOI:
https://doi.org/10.5380/dp.v9i1.29091Palavras-chave:
Carne, Espelho, Imagem Corporal, Percepção, IntercorporeidadeResumo
Entrelaçada com estruturações naturais e história pessoal, a carne, na concepção gradualmente forjada por Merleau-Ponty, é nutrida pelas influências combinadas da neurologia, Gestalt psicologia e psicanálise. Essa tripla influência sustenta um tema recorrente em seus últimos escritos: o espelho. "A carne é um fenômeno de espelho", nos diz Merleau-Ponty. Os manuscritos não publicados revelam que esta famosa sentença não se refere diretamente a Husserl, nem a Wallon e Lacan, mas é conduzida pelas leituras contemporâneas de Paul Schilder e Wolfgang Metzger, que estudam o fenômeno de migrações distanciadas da imagem corporal na visão. O espelho mistura corpo objetivo e corpo fenomenal, em uma comunidade efetiva entre meu corpo vivido e sua imagem externa. Ele mostra como a carne vive tanto em si quanto fora de si, animada por uma incompletude essencial que envolve a percepção em um processo de incorporação e, consequentemente, aponta para a intercorporeidade.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem a Doispontos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) antes da publicação ou repositório institucional/temático após a publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).