A análise gödeliana do conceito de percepção
DOI:
https://doi.org/10.5380/dp.v9i2.27074Palavras-chave:
percepção, percepção sensível, percepção racional, Gödel, acesso, platonismoResumo
No presente artigo expomos alguns aspectos das concepções gödelianas acerca da percepção. Procuramos mostrar aqui que a comparação realizada por Gödel entre percepção sensível e racional, bem como suas concepções sobre esta última, correspondem a uma análise do conceito de percepção. Em uma primeira seção, expomos a analogia gödeliana entre percepção sensível e racional, salientando que ambas são comparadas tendo em vista seu status de relação de acesso a entes. A partir disto, argumentamos, na segunda seção, que subjazendo à analogia há uma análise do conceito de percepção como o conceito geral ou formal de uma relação de acesso, do qual a percepção sensível e a racional são casos particulares. Tal análise, como defendemos, acaba por ser mais adequada ao uso comum que fazemos deste conceito do que pareceria à primeira vista.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem a Doispontos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) antes da publicação ou repositório institucional/temático após a publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).