The Blue Book on Solipsism and the uses of ‘I’ A Dialectical Reading
DOI:
https://doi.org/10.5380/dp.v9i2.25741Palavras-chave:
Wittgenstein, solipsismo, primeira pessoa, privacidade, subjetividade, identidade pessoalResumo
Este artigo defende uma leitura dialética dos lembretes gramaticais de Wittgenstein acerca dos usos do pronome de primeira pessoa no Livro Azul. Contra uma visão “não-referencial” bastante comum, que trata esses lembretes como tentativas diretas de bloquear resultados metafísicos substanciais, a leitura aqui proposta enfatizará sua função terapêutica, tomando-os como partes de um processo dialético que tem por fim revelar as fontes de algumas tentações filosóficas, entre elas particularmente o solipsismo, com o intuito de enfraquecer seu fascínio, em vez de reprimi-lo ou sublimá-lo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem a Doispontos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) antes da publicação ou repositório institucional/temático após a publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).