Sobre a ideia de dramatização em Gilles Deleuze
DOI:
https://doi.org/10.5380/dp.v8i2.21519Palavras-chave:
dramatização, virtual, ideia, incompossível, individuação, conceitoResumo
Este artigo visa introduzir a noção de dramatização em Gilles Deleuze. Trata-se da subversão das clássicas perguntas metafísicas que justificam as essências e as idéias. Uma distribuição de diferenças determina a atualização das idéias. O método de dramatização envolve processos de diferenciação. Diferenças internas, relativas a blocos de espaço-tempo criam condições para os conceitos. Um campo intensivo e diferencial de forças faz emergir um teatro especial de virtualidades e uma expressividade das idéias. A realidade não é dada, mas dramatizada por forças não individuais e subjetividades larvares. O método de dramatização está aquém do conhecimento e até mesmo de toda consolidação que a filosofia ganha com os conceitos. O artigo procurará ainda indicar os vínculos da dramatização com os mundos incompossíveis de Leibniz e com o cinema de David Lynch.
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