Sobre a ideia de dramatização em Gilles Deleuze

Autores

  • Veronica Miranda Damasceno UERJ/UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.5380/dp.v8i2.21519

Palavras-chave:

dramatização, virtual, ideia, incompossível, individuação, conceito

Resumo

Este artigo visa introduzir a noção de dramatização em Gilles Deleuze. Trata-se da subversão das clássicas perguntas metafísicas que justificam as essências e as idéias. Uma distribuição de diferenças determina a atualização das idéias. O método de dramatização envolve processos de diferenciação. Diferenças internas, relativas a blocos de espaço-tempo criam condições para os conceitos. Um campo intensivo e diferencial de forças faz emergir um teatro especial de virtualidades e uma expressividade das idéias. A realidade não é dada, mas dramatizada por forças não individuais e subjetividades larvares. O método de dramatização está aquém do conhecimento e até mesmo de toda consolidação que a filosofia ganha com os conceitos. O artigo procurará ainda indicar os vínculos da dramatização com os mundos incompossíveis de Leibniz e com o cinema de David Lynch.

Biografia do Autor

Veronica Miranda Damasceno, UERJ/UNICAMP

Doutora em Filosofia pela UERJ; Pós-Doutoranda em Filosofia pela Unicamp; Professora Substituta do Departamento de Filosofia da UERJ.

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Como Citar

Damasceno, V. M. (2011). Sobre a ideia de dramatização em Gilles Deleuze. DoisPontos, 8(2). https://doi.org/10.5380/dp.v8i2.21519

Edição

Seção

Deleuze