Hannah Arendt lectora de Rousseau
DOI:
https://doi.org/10.5380/dp.v7i4.20169Palavras-chave:
Arendt, Rousseau, Soberanía, Voluntad, Contractualismo LibertadResumo
Estamos acostumbrados a ver en Rousseau al primer pensador moderno de lalibertad. Sin embargo, la versión de Rousseau que nos transmite Arendt, y que aquíintentaremos rastrear, dista mucho de esta imagen. Digamos que si Arendt podría acordarcon la sentencia corriente de que Rousseau formuló la idea de libertad que trascendió enel lenguaje político moderno, esto no lo convierte en un pensador de la libertad política.Rousseau es quien, para Arendt, contribuye en mayor medida a la moderna teoría de lasoberanía, que ella “lleva a una negación de la libertad humana”. Pero en su crítica, Arendtnos exime de una lectura erudita sobre la teoría de Rousseau para mostrarnos las consecuenciasque tuvo cierta apropiación de sus ideas sobre las experiencias políticas de lamodernidad. A través de esta crítica podemos rastrear cómo se define su propia concepciónde la política en la modernidad.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem a Doispontos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) antes da publicação ou repositório institucional/temático após a publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

