Mapeando argumentos no sofisma <i>‘omnis homo de necessitate est animal’</i>
DOI:
https://doi.org/10.5380/dp.v7i1.20119Palavras-chave:
necessidade, essência, verdade, sofisma, modalidadeResumo
O sofisma ‘omnis homo de necessitate est animal’ é um dos mais discutidos naliteratura filosófica medieval. Meu objetivo neste texto é o de propor uma hipótese deanálise das estratégias argumentativas para uma resposta positiva, isto é, que consideraesta frase verdadeira. Para isto, trabalharei com três textos: a hipótese será formulada apartir da leitura do Anonymus GC611, soph. 7, e será em seguida testada, de maneirapreliminar, nos bem mais longos Anonymus Erfordensis e Gonville e Caius 512-543. Umaestratégia postula próprio de ser como relatum de uma frase descrevendo a essência dealgo, enquanto a outra propõe que tais sentenças são tornadas verdadeiras pela speciesassociada a sua apreensão.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem a Doispontos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) antes da publicação ou repositório institucional/temático após a publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).