Considerações sobre Causalidade, Escolha e Liberdade em Leibniz
DOI:
https://doi.org/10.5380/dp.v2i1.1954Palavras-chave:
liberdade, contingência, causalidade, razão, necessidade, freedom, contingency, causality, reason, necessityResumo
Duas formulações oferecidas por Leibniz de seu princípio de causalidade são examinadas, e a incompatibilidade, segundo Leibniz, do princípio com a possibilidade de causas indiferentes com respeito a seus efeitos é considerada. Acompanhamos o desenvolvimento de sua teoria da escolha a partir de suas teses sobre causalidade e indiferença. Por fim, procuramos explicar por que Leibniz sustentava que sua teoria de escolha não exclui a liberdade.
Some remarks about causality, choice and freedom in Leibniz
Abstract
Two statements of Leibniz principle of causality are discussed, and their alleged incompatibility with there being causes which are indifferent with respect to their effects is considered. We follow the development of his theory of choice on the basis of his views on causality and indifference. Finally, we attempt to explain why Leibniz maintained that his theory of choice does not rule out freedom.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem a Doispontos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) antes da publicação ou repositório institucional/temático após a publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).