Diagramas e Provas
DOI:
https://doi.org/10.5380/dp.v6i2.14934Palavras-chave:
Heterogenic proofs, linguistic representation, graphical representation, provas heterogêneas, representação lingüística, representação gráficaResumo
A concepção padrão de prova é uma concepção lingüística de prova. No entanto,literatura recente reivindica a legitimidade de provas heterogêneas, isto é, que incorporemrecursos visuais ou gráficos. Tal reivindicação implica em um melhor exame da distinçãoentre representação lingüística e representação gráfica ou visual; concomitantemente, elatambém comporta uma análise da dualidade entre discursivo e intuitivo em filosofia dalógica e da matemática. Neste breve artigo examinamos dois exemplos canônicos de provasheterogêneas, salientando, no entanto, seu caráter discursivo. Em uma também brevesecção final introduzimos com caráter conjetural o conceito leibniciano de representaçãoecthetica com vistas a repensar a distinção entre lingüístico e gráfico.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem a Doispontos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) antes da publicação ou repositório institucional/temático após a publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).