O problema das leis em Hobbes
DOI:
https://doi.org/10.5380/dp.v6i3.14671Palavras-chave:
natural law and civil law, Hobbes, political philosophy, Lei natural e lei civil, filosofia políticaResumo
A partir da pergunta "como poderia Hobbes escrever as leis naturais sendo elas,por definição, não-escritas?", tentarei abordar a relação entre as leis naturais e civisdepois da instauração da commonwealth. Para tal, chamarei a atenção para a distinçãohobbesiana entre "lei escrita" e "registro escrito" da lei e algumas conseqüências a partirdesta distinção. Por exemplo, se como Hobbes nos fala, que a interpretação correta dasleis naturais não dependem dos filósofos e sim da autoridade do Estado, estaria a legitimidadeda própria formulação das leis naturais incluída aí? O paradoxo da perguntainicial deve significar que algo importante foi negligenciado na literatura crítica arespeito das diferenças entre lei civil e lei natural. Pretende-se investigar essa negligênciapara melhor compreensão da sua postulação filosófica, passando por temas caros comoo “silêncio das leis”, o direito de resistência, fórum interno e fórum externo, ação eintenção, Estado e governo.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem a Doispontos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) antes da publicação ou repositório institucional/temático após a publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).