A personalidade pura
DOI:
https://doi.org/10.5380/dp.v5i1.10117Palavras-chave:
Pure personality, subject, negativity, Hegel, Science of Logic, Personalidade pura, sujeito, negatividade, Ciência da LógicaResumo
O presente trabalho é uma contribuição ao estudo do sentido da « personalidade pura », que surge ao final da Ciência de Lógica de Hegel, e que é ali o nome correto e último do « Conceito ». Com esse nome, Hegel pretende designar a afirmação da liberdade em sua identidade com a negatividade absoluta. Para esclarecer esse ponto, será preciso, primeiro, explicar o sentido hegeliano de pessoa no campo do espírito objetivo, onde ela é alçada, na figura do imperador, à condição de « pessoa absoluta » (Fenomenologia do Espírito). No entanto, para além da rigidez desta última, a pessoa hegeliana é o nome do sujeito que decide. Tal decisão é pensada por Hegel como uma criação, a personalidade é precisamente a identidade da vontade e da inteligência, e é possível então passar da sua aparência objetiva à decisão da Idéia absoluta em sua própria afirmação como conhecimento absoluto, isto é, à identidade hegeliana da verdade substancial e do sujeito pessoal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem a Doispontos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) antes da publicação ou repositório institucional/temático após a publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).