Merleau-Ponty: o sentido e o uso da noção de estrutura
DOI:
https://doi.org/10.5380/dp.v5i1.10085Palavras-chave:
Comportamento, Experiência primeira, Corpo, Psicologia da Gestalt, Estrutura, Merleau-Ponty, Behavior, First experience, Body, Gestalt Psychology, Structure,Resumo
Este trabalho discute o alcance das considerações de Merleau-Ponty para a formulação de uma teoria do comportamento. Procuramos, antes de tudo, mostrar em que sentido Merleau-Ponty recusa as interpretações das escolas intelectualista e empirista sobre o comportamento. Depois, num segundo momento, tendo em vista os problemas decorrentes dessas teorias clássicas, apontamos os fundamentos para uma descrição fenomenológica do comportamento: principalmente a partir da noção de estrutura. Procuramos, também, estabelecer a genealogia, os diferentes usos e sentido do termo estrutura nas ciências humanas, sobretudo para a psicologia da Gestalt. Finalmente, discutimos o sentido dado por Merleau-Ponty ao termo estrutura e como essa noção tornou possível uma leitura fenomenológica do comportamento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem a Doispontos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) antes da publicação ou repositório institucional/temático após a publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).