EFICIÊNCIA DE INSTRUMENTOS ROTATÓRIOS NO RETRATAMENTO ENDODÔNTICO.
DOI:
https://doi.org/10.5380/rd.v15i2.9339Palavras-chave:
Instrumentos endodônticos, Retratamento Instrumentos cortantes rotatóriosResumo
O presente trabalho teve por objetivo avaliar a capacidade de remoção da guta-percha promovida pela ação dos instrumentos rotatórios ProFile, ProTaper, GT, K3 Endo, Hero e manualmente com limas tipo K . Foram utilizados 60 dentes pré-molares inferiores humanos que foram preparados utilizando-se as limas GT rotatórias. Os espécimes foram obturados pela técnica de MC Spadden, cones de guta-percha e cimento Sealer 26. Os seguintes dados foram avaliados: tempo de remoção da guta-percha, quantidade de remanescente de material obturador nas paredes dos canais com auxílio do Programa Image Tool e fratura dos instrumentos. A análise estatística foi realizada utilizando a análise de variância, seguida do teste de comparação múltiplas de Games-Howell, para variâncias não homogêneas entre os grupos. A técnica que removeu mais rapidamente o material obturador foi o grupo ProFile e K3, seguido do grupo ProTaper, GT e Hero, sendo o mais demorado o grupo manual (p<0,05).O grupo GT apresentou a menor quantidade de material obturador remanescente seguido dos grupos ProFile, Protaper, K3, Hero e manual.Com relação à fratura observou-se 2 fraturas e 1 deformação no grupo ProTaper, 1 no grupo manual e 1 no grupo GT.
Os instrumentos estudados podem ser ordenados em ordem crescente quanto à capacidade de remoção de material obturador, ou seja, que propicia pior limpeza para a melhor: Manual, Hero, K3, ProTaper, ProFile e GT. O tempo para remoção do material obturador foi igual para os grupos ProFile e K3, o Grupo ProTaper foi igual ao grupo GT e Hero e o grupo manual diferiu de todos os grupos apresentando o maior tempo entre eles.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
