CONHECIMENTOS E HÁBITOS DE SAÚDE BUCAL DOS GRADUANDOS DO ÚLTIMO ANO DE ODONTOLOGIA DA UFPR

Autores

  • Cristhiane Aparecida MARIOT UFPR
  • Karine Andressa PERCICOTTE UFPR
  • Rafael Gomes DITTERICH UFPR
  • Magda Eline Guerrart PORTUGAL UFPR
  • Marilene da Cruz Magalhães BUFFON UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/rd.v15i2.9325

Palavras-chave:

Educação em Saúde Bucal, Higiene Bucal, Escovação Dentária, Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde

Resumo

O trabalho avaliou o conhecimento e hábitos de saúde bucal dos acadêmicos do 7º e 8º período de Odontologia da UFPR. Participaram 50 alunos na faixa etária de 20-31 anos, no qual responderam um questionário estruturado constituído de 44 perguntas sobre saúde bucal. Verificou-se que os alunos apresentam um bom conhecimento sobre medidas preventivas e fatores de risco principalmente sobre a cárie dentária e doença periodontal. Entretanto, apresentaram problemas em relação ao diagnóstico das doenças bucais, 46,8% identificam como cárie quando o dente apresenta superfície escura e 23,4% apontam que a gengivite é diagnosticada quanto existe maior mobilidade dos dentes. Sobre recursos para higiene bucal, 42,6% acham importante o uso de enxagüatórios bucais e 43,8% recomendam a troca da escova após 3 meses de uso. Também apresentaram dificuldades sobre a utilização de suplementação com flúor em gestantes, informações sobre os efeitos colaterais dos medicamentos na cavidade bucal e os fatores de risco do câncer bucal. Concluiu-se que há necessidade de maior ênfase na promoção da saúde na formação do acadêmico durante a prática clínica e deve-se dar maior importância sobre informações sobre estado de saúde e uso de medicamentos na anamnese para um correto diagnóstico e intervenção nas doenças bucais.

Downloads

Como Citar

MARIOT, C. A., PERCICOTTE, K. A., DITTERICH, R. G., PORTUGAL, M. E. G., & BUFFON, M. da C. M. (2007). CONHECIMENTOS E HÁBITOS DE SAÚDE BUCAL DOS GRADUANDOS DO ÚLTIMO ANO DE ODONTOLOGIA DA UFPR. DENS, 15(2). https://doi.org/10.5380/rd.v15i2.9325

Edição

Seção

SAOJEM - Pós-Graduação - Tema Livre - Pesquisa