ANÁLISE DA ASSOCIAÇÃO ENTRE POLIMORFISMOS NO GENE DO RECEPTOR DA VITAMINA D E A SUSCETIBILIDADE À DOENÇA RENAL CRÔNICA E À DOENÇA PERIODONTAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/rd.v15i2.9194Palavras-chave:
doença renal crônica, doença periodontal, polimorfismosResumo
Doença renal crônica (DRC) (ROMÃO JR, 2004) e doença periodontal (DP) (PAGE, 1997) são problemas de saúde-pública, sendo esta última negligenciada na população de renais crônicos (NAUGLE, 1998; GAVALDA, 1999; ATASSI, 2002; DURAN, 2004). Vitamina D é um hormônio que interage com o seu receptor nuclear (VDR) regulando ampla variedade de processos biológicos, que incluem metabolismo ósseo, modulação da resposta imune e a transcrição de genes envolvidos nos mecanismos básicos da DRC e da DP (HOLICK, 2004). O objetivo deste trabalho foi de investigar a associação entre polimorfismos no gene do VDR e a suscetibilidade à DRC e à DP. 222 indivíduos foram divididos em quatro grupos: 59 sem DRC e sem DP (grupo 1); 50 sem DRC e com DP (grupo 2), selecionados da Clínica Odontológica da PUCPR; 50 com DRC, em hemodiálise, sem DP (grupo 3), e 63 com DRC, em hemodiálise, e com DP (grupo 4), selecionados na Fundação Pró-Renal. Os polimorfismos Taq I e Bsm I do gene do VDR (MIYAMOTO, 1997; BRETT, 2005) foram analisados pela técnica de PCR-RFLP . O alelo G foi associado com a proteção contra a DRC. Nenhuma associação foi observada entre os polimorfismos estudados e a suscetibilidade/proteção a DP (DE BRITO JR, 2004).
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
