REMOÇÃO CIRÚRGICA DE ODONTOMA EM ÂNGULO MANDIBULAR: CONSIDERAÇÕES E ABORDAGEM CIRÚRGICA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rd.v19i2.24566Palavras-chave:
Odontoma, Tratamento, Tumores OdontogênicosResumo
Os odontomas são classificados como tumores odontogênicos, com crescimento lento e comportamento não-agressivo, geralmente descobertos na segunda década de vida, sem predileção significativa por gênero. Embora predominantemente associados com os dentes permanentes, também ocorrem em associação com os dentes decíduos e são muitas vezes envolvidos com os dentes impactados Dois pacientes com queixa de aumento de volume em
região de ângulo mandibular, com sinais, sintomas e exames de imagem compatíveis com odontoma complexo, associado a dentes impactados na base da mandíbula foram tratados pela técnica da osteotomia sagital do ramo mandibular (OSRM). Esta técnica foi escolhida para minimizar a remoção de tecido ósseo sadio, o que poderia fragilizar a estrutura óssea mandibular. Com o uso da OSRM foi possível realizar a exérese total dos tumores e extração dos dentes sem comprometimento sensorial ou motor permanente. Foi possível observar também o restabelecimento da oclusão pré-operatoria. As complicações potenciais devem ser analisadas em situações de lesões extensas e dentes profundamente retidos quando a cirurgia por acesso pela cortical vestibular ou lingual requer a remoção extensiva de osso alveolar, sendo que a OSRM pode ser uma técnica alternativa nessas situações.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.