AVALIAÇÃO DO EFEITO DE UM DESSENSIBILIZANTE DENTINÁRIO NA REMINERALIZAÇÃO DE LESÕES INICIAIS DE CÁRIE EM ESMALTE DE DENTES HUMANOS E BOVINOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rd.v19i2.24362Palavras-chave:
remineralização dentária, cárie dentária, esmalte dentárioResumo
O objetivo deste estudo foi avaliar o potencial de remineralização de lesões iniciais de cárie dentária de um novo dessensibilizante dentinário (Desensibilize NANO P®, DentsCare/FGM, Joinville, Brasil). Foi realizado estudo in vitro com blocos de 4x4x2mm de esmalte bovino e 3x3x2mm de esmalte permanente e decíduo. As amostras foram embutidas individualmente em resina cristal e lixadas e polidas em politriz. Em seguida, foi determinada a dureza de superfície inicial dos blocos em microdurômetro. As lesões iniciais de cárie foram induzidas em 10 blocos de cada substrato em solução desmineralizadora por 16h a 37°C, e novamente a dureza de superfície foi determinada. As amostras receberam 3 ciclos de tratamento com o material dessensibilizante e posteriormente uma nova medição de dureza de superfície. Com a média das durezas iniciais, após desmineralização e após tratamento, foi calculada a porcentagem de recuperação (ganho) de dureza de superfície para cada bloco de esmalte. A maioria dos blocos ganharam dureza após o tratamento com o dessensibilizante. A % GDS apresentou grande variação sendo em média de 136,5% para dentes bovinos, 104,3% para dentes permanentes e 244,2% para dentes decíduos. O dessensibilizante dentinário avaliado possui potencial para favorecer a remineralização dos três tipos de substrato dentário.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.