IMPACTO DA CIRURGIA ORTOGNÁTICA SOBRE A QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES ATENDIDOS NO SERVIÇO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.5380/rd.v19i2.24278Palavras-chave:
Qualidade de Vida, Cirurgia Ortognática, SaúdeResumo
A qualidade de vida vem sendo discutida e estudada cada vez mais nos últimos anos quando falamos em saúde, abrindo um leque para o estudo dos impactos que ela pode vir a trazer. A preocupação com a técnica nos procedimentos odontológicos começa a ser percebida de um novo ponto de vista, com maior enfoque no ser humano como um todo. Tendo em mente uma nova concepção de saúde, o “The Oral Health Impact Profile” (OHIP) é usado como intrumento para avaliar o impacto de problemas bucais no indivíduo, abrangendo as dimensões física, psicológica e social da vida diária. O OHIP14, versão resumida do OHIP, foi publicado por Slade em 1997. Este estudo, realizado na Universidade Federal do Paraná, avaliou o impacto na qualidade de vida dos pacientes submetidos a cirurgia ortognática a partir do uso desse questionário. O estudo mostrou um impacto negativo na qualidade de vida maior nos indivíduos que apresentam deformidades dentofaciais do que naqueles que não apresentam.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
