PREVALÊNCIA DE CÁRIE DENTÁRIA E AVALIAÇÃO DE HIGIENE BUCAL EM ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.5380/rd.v17i2.15458Palavras-chave:
Saúde bucal, Acadêmicos, Cárie dentáriaResumo
O presente estudo teve como objetivo avaliar a prevalência de cárie dentária e higiene bucal entre acadêmicos do primeiro ano de Odontologia da UFPR. Foi realizado o levantamento epidemiológico nos estudantes que aceitaram participar voluntariamente da pesquisa (aprovação CEP 611.148.08.08). Os critérios adotados durante o levantamento foram baseados nos Manuais do Projeto SB Brasil. Os instrumentos utilizados foram: espelho bucal plano e sonda periodontal OMS esterilizados. Os examinadores passaram por momentos de calibração com discussão teórica e aplicação prática, previamente ao levantamento. Para cada voluntário, foi utilizada uma ficha clínica para obtenção de dados gerais e também foi realizado exame clínico com aplicação dos Índices CPO-D e Índice de Higiene Oral Simplificado (IHO-S). A maioria (64,5%) apresentava 18 a 19 anos e era do sexo feminino (77,8%). O CPO-D médio foi de 3,97; semelhante ao observado no último levantamento do município de Curitiba em 2003, e 28,9% apresentaram CPO-D=0. Verificou-se também que 76,9% dos indivíduos livres de cárie estudaram em escola privada. Além disso, 70,6% obtiveram IHO-S satisfatório e 29,4%, índice regular. É fundamental que o acadêmico de Odontologia apresente bons cuidados em saúde bucal, pois isso reflete no padrão de atenção odontológica oferecido aos pacientes.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
