PAGAMENTO POR SERVIÇO AMBIENTAL EM FLORESTA OMBRÓFILA DENSA SECUNDÁRIA NO SUDESTE DO PARÁ
DOI:
https://doi.org/10.5380/biofix.v5i1.68458Palavras-chave:
Conservação da biodiversidade, Floresta amazônica, Políticas públicas, Serviços ambientaisResumo
Os pagamentos por serviços de sequestro e estocagem de carbono surgiram como uma forma de combater o desmatamento. Desta forma, o objetivo deste estudo foi avaliar o potencial que um remanescente florestal secundário, localizado na região sudeste do estado do Pará, possui em receber pagamentos por serviços ambientais (PSA) pelo sequestro e armazenamento de carbono. Para a quantificação de carbono na serapilheira, foram instalados coletores no remanescente florestal para posterior determinação do teor de carbono nos diferentes componentes e relacionar a produção com as variáveis climáticas. O carbono, incremento de carbono e carbono estocado no remanescente foram obtidos por meio de informações coletadas em inventário florestal contínuo e utilização de fatores de conversão disponíveis na literatura. A partir do teor médio de carbono de cada componente da serapilheira e do volume de madeira estocado na floresta, observou-se que o remanescente apresenta 25,45 Mg.ha-1 de carbono estocados na sua biomassa viva e apresenta um incremento de carbono de 1,98 Mg.ha-1.ano. O teor de carbono médio dos componentes da serapilheira foi de 47,61%, apresentando incremento anual de carbono igual a 2,73 Mg.ha-1, e forte correlação da produção total de serapilheira com as variáveis climáticas temperatura, precipitação e umidade relativa. Utilizando como base os valores pagos pela tonelada de carbono sequestrado, estimou-se que o remanescente florestal estudado poderia receber 859,56 €.ha-1, sendo que este valor poderia servir de incentivo para a conservação e manutenção da biodiversidade pelo seu custo de oportunidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC Atribuição 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Authors maintain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC Attribution 4.0) that allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of the published work.


















