MODELAGEM GEOESTATÍSTICA APLICADA AO MICROPLANEJAMENTO DA COLHEITA DE MADEIRA EM POVOAMENTO DE EUCALIPTO
DOI:
https://doi.org/10.5380/biofix.v4i2.67171Palavras-chave:
Harvester, Mapeamento da produtividade, PlanejamentoResumo
A colheita de madeira contribui com os custos operacionais da madeira posta na indústria, sendo necessária a busca por ferramentas que auxiliem no planejamento das operações para otimizar os recursos disponíveis e reduzir tais custos. Considerando que a produtividade do processador florestal é influenciada pelo volume individual das árvores, e que é possível ajustar modelos geoestatístico com dados do inventário florestal, supõem-se que é possível realizar a modelagem da produtividade do processador florestal por meio de geoestatística. Neste contexto, objetivou-se realizar o microplanejamento da colheita de madeira por meio de modelagem geoestatística. O estudo foi realizado em uma empresa florestal localizada em Telêmaco Borba, Paraná, Brasil. O povoamento florestal avaliado era composto de Eucalyptus grandis Hill ex Maiden, com 7 anos de idade, submetido ao regime de corte raso. A coleta de dados foi realizada por meio de inventário florestal e estudo de tempos e movimentos. Com os resultados obtidos, ajustou-se um modelo para a estimativa da produtividade da máquina em função do volume individual das árvores, sendo extrapolado para os dados de volume médio individual de cada parcela. Em seguida, realizou-se a modelagem geoestatística. O melhor modelo ajustado foi o circular, com uma dependência espacial moderada. Portanto, pode-se afirmar que é possível utilizar a modelagem geoestatística como uma ferramenta inovadora no microplanejamento das operações de colheita da madeira, podendo futuramente ser testada com outras variáveis dendrométricas do povoamento, a fim de melhorar os parâmetros da modelagem geoestatística.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC Atribuição 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Authors maintain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC Attribution 4.0) that allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of the published work.