BIOMASSA TOTAL POR INDIVÍDUO DE Araucaria angustifolia EM DIFERENTES POSIÇÕES NO RELEVO E IDADES

Autores

  • Ana Paula Marques Martins Universidade Federal do Paraná
  • Carlos Roberto Sanquetta Universidade Federal do Paraná
  • Sebastião do Amaral Machado Universidade Federal do Paraná
  • Ana Paula Dalla Corte Universidade Federal do Paraná
  • Jaime Wojciechowski Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/biofix.v3i2.60895

Palavras-chave:

Alometria, Modelagem, Povoamento florestal

Resumo

A biomassa pode ser um indicador de produtividade florestal, a qual é influenciada pela idade, densidade de povoamentos, combinação de espécies e características do local, tais como, precipitação, temperatura, latitude e a altitude. Portanto, conhecer tais condições do povoamento e como essas influenciam na produção da biomassa é fundamental para a definição do manejo mais adequado e valoração da floresta. O objetivo do presente estudo foi verificar a existência de diferenças significativas no estoque de biomassa total em indivíduos de Araucaria angustifolia em diferentes idades e cultivadas em diferentes posições no relevo. Os dados foram obtidos a partir de 30 árvores de plantio comercial de A. angustifolia com 24 anos, localizado na região Centro-Sul do Paraná, submetidas a análise de tronco (ANATRO), sendo utilizadas as idades de 6, 12, 18 e 24 anos, totalizando 120 observações. A biomassa total individual foi estimada a partir da aplicação da equação ajustada por Schumacher et al. (2011). A análise estatística foi conduzida em delineamento inteiramente casualizado em esquema bifatorial (fator 1 = posição no relevo, 3 níveis: alta, média e baixa; e fator 2 = idade, 4 níveis: 6, 12, 18 e 24 anos), totalizando 12 tratamentos com 10 repetições cada. Foi realizada a ANOVA, em que, para as diferenças significativas (p ≤  0,05) foi aplicado o teste de comparação múltipla de médias de Tukey (p ≤ 0,05). Não há diferença significativa entre a biomassa total individual de A. angustifolia cultivada nas diferentes posições do relevo, ao passo que há diferença significativa entre idades, porém, a interação dos fatores posição no relevo e idade não foi significativa.  

Biografia do Autor

Ana Paula Marques Martins, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Engenharia Florestal. Doutoranda do programa de pós graduação de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná, subárea Manejo Florestal.

Downloads

Publicado

2018-09-24

Como Citar

Marques Martins, A. P., Sanquetta, C. R., Machado, S. do A., Corte, A. P. D., & Wojciechowski, J. (2018). BIOMASSA TOTAL POR INDIVÍDUO DE Araucaria angustifolia EM DIFERENTES POSIÇÕES NO RELEVO E IDADES. BIOFIX Scientific Journal, 3(2), 297–301. https://doi.org/10.5380/biofix.v3i2.60895

Edição

Seção

Artigos