DIAGNÓSTICO DA ANTROPIZAÇÃO EM ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE EM SEGMENTO DO RIO JEQUITINHONHA (MG)
DOI:
https://doi.org/10.5380/biofix.v3i2.60177Palavras-chave:
Código Florestal Brasileiro, Impactos Ambientais, Mata Ciliar, Sensoriamento RemotoResumo
O Código Florestal Brasileiro estabelece as Áreas de Preservação Permanente (APP’s) como mecanismos para proteção e conservação de áreas ambientalmente sensíveis, tais como a vegetação ripária. O rio Jequitinhonha trata-se de um importante recurso para atividades produtivas e zonas urbanas no nordeste do estado de Minas Gerais. Dessa forma, este estudo analisou o cenário de um conflito do uso da terra por atividade de garimpo de diamantes em zona de APP de um trecho na região do Alto Jequitinhonha, mesorregião do Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. Buscou-se averiguar a existência de relação entre a antropização nos limites da APP e no seu entorno. Para essa análise, utilizou-se imagem do sensor RapidEye, e o método de classificação Máxima Verossimilhança para três classes de cobertura da terra: (I) vegetação natural, (II) solo exposto e (III) curso hídrico. Foi utilizado ainda o comando de geoprocesso Buffer para delimitação da categoria APP. A partir dos resultados constatou-se que para a janela amostral, a classe área vegetada perfaz 86,68% da área total, seguido de 11,01% de solo exposto e 2,31% para água. Dentro dos limites da APP a ocorrência é de 46,42% de solo exposto, 30,41% de área vegetada, e 23,16% relativos ao curso hídrico. A partir das análises, foi possível validar a partir das condições de uso da terra, que o problema da degradação ambiental está estritamente associado ao conflito de exploração local. Estas informações podem subsidiar o poder público em controle consistente de fiscalização e auxiliar na priorização dos ambientes prioritários à proteção.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC Atribuição 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Authors maintain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC Attribution 4.0) that allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of the published work.