AVALIAÇÃO DAS CONDICIONANTES DE REGRESSÃO NA ESTIMATIVA DE DIÂMETRO DE COPA PARA Araucaria angustifolia
DOI:
https://doi.org/10.5380/biofix.v3i2.60115Palavras-chave:
Análise de variância, Homocedasticidade, Independência, Normalidade, Box-CoxResumo
A pesquisa analisou as condicionantes de regressão na estimativa do diâmetro de copa para a Araucaria angustifolia em um fragmento de Floresta Ombrófila Mista localizada na Floresta Nacional de Irati, Paraná. Mediu-se a circunferência a 1,3 m do solo e o diâmetro da copa, considerando sua projeção no solo em duas direções (Norte/ Sul e Leste/ Oeste). Foram mensurados 189 diâmetros de copas, sendo analisadas 173 indivíduos de Araucária após a exclusão de outliers. As árvores foram selecionadas aleatoriamente e apresentavam-se isoladas e no estrato superior da floresta. Os dados foram processados com auxílio do software Statistical Analysis System versão 9.2®. O coeficiente de correlação de Pearson apresentou o valor de 0,78, indicando correlação forte e positiva. O coeficiente de assimetria apresentou valor de -0,2556, indicando assimetria fraca à esquerda e coeficiente de curtose de 0,2896 (platicúrtica), com curva mais achatada que a distribuição Normal teórica. Após verificada a tendência normal dos dados, foi utilizado o modelo linear. O teste X² de Bartlett indicou heterogeneidade de variância a 95% de probabilidade. O teste de Shapiro-Wilk indicou que as amostras não provêm de uma população normal. O teste de Durbin-Watson provou que existe correlação positiva em série. Não foram atendidas as premissas da análise de regressão, necessitando transformar a variável dependente. A transformação da variável dependente pelo método Box-Cox foi utilizada após constatada a heterogeneidade de variância, o qual encontrou a potência (λ=0), ou seja, a melhor transformação da variável dependente foi logaritmo neperiano de Y.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC Atribuição 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Authors maintain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC Attribution 4.0) that allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of the published work.