AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE BIOGÁS A PARTIR DA CODIGESTÃO ANAERÓBIA DE RESÍDUOS SÓLIDOS ORGÂNICOS E GLICERINA RESIDUAL

Autores

  • Derovil Antonio dos Santos Filho UFPE
  • Laís Roberta Galdino de Oliveira
  • Waldir Nagel Schirmer Departamento de Engenharia Ambiental - Universidade Estadual do Centro-oeste (UNICENTRO), Campus Irati (PR)
  • Maurício Alves da Motta Sobrinho
  • José Fernando Thomé Jucá
  • Talita Lucena de Vasconcelos

DOI:

https://doi.org/10.5380/biofix.v3i2.59938

Palavras-chave:

Biogás, Efeito estufa, Energias Renováveis, Potencial Bioquímico de Metano, Tratamento de resíduos

Resumo

A produção de energia renovável a partir da biodegradação  de resíduos orgânicos,  como dejeto animal,  lodo de estação de tratamento de esgoto, frutas e vegetais e subprodutos da produção de biodiesel, são de grande importância  para a sustentabilidade ambiental e gestão ambiental destes resíduos. Nesse sentido, a digestão anaeróbia é uma alternativa para o tratamento desses materiais, bem como para a geração de biogás e, portanto, energia. Neste contexto, o presente trabalho visou determinar o potencial de produção de biogás a partir da codigestão de Resíduos Sólidos Orgânicos (RSO) inoculados com resíduo agrícola (Rúmen Bovino – RB) e lodo de estação de tratamento de efluentes (LD), com e sem adição de Glicerina (GL). Após 80 dias de incubação em frascos do tipo BMP (Biochemical Methane Potential) sob condições mesofílicas, o tratamento RSO+RB+LD foi o que apresentou a maior média de volume de biogás acumulado (258 NmL), seguida pelo tratamento RSO+LD (227 NmL) (todos sem adição de glicerina); RSO+RB+LD+GL (196 NmL) e, por fim, RSO+LD+GL (166 NmL) (estes dois últimos tratamentos, portanto, com adição de glicerina). Os tratamentos sem adição de glicerina apresentaram, portanto, uma geração de biogás média 35% superior aos seus tratamentos com glicerina.

Biografia do Autor

Waldir Nagel Schirmer, Departamento de Engenharia Ambiental - Universidade Estadual do Centro-oeste (UNICENTRO), Campus Irati (PR)

Professor Associado do Departamento de Engenharia Ambiental - Universidade Estadual do Centro-oeste (UNICENTRO), Campus Irati (PR).

Downloads

Publicado

2018-07-24

Como Citar

dos Santos Filho, D. A., Oliveira, L. R. G. de, Schirmer, W. N., Sobrinho, M. A. da M., Jucá, J. F. T., & Vasconcelos, T. L. de. (2018). AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE BIOGÁS A PARTIR DA CODIGESTÃO ANAERÓBIA DE RESÍDUOS SÓLIDOS ORGÂNICOS E GLICERINA RESIDUAL. BIOFIX Scientific Journal, 3(2), 260–266. https://doi.org/10.5380/biofix.v3i2.59938

Edição

Seção

Artigos