CRESCIMENTO E BIOMASSA DE INDIVÍDUOS JOVENS DE Cabralea canjerana (Vell.) Mart.

Autores

  • Karina Lanzarin Universidade Federal de Santa Maria
  • Frederico Dimas Fleig Universidade Federal de Santa Maria
  • Evandro Alcir Meyer Universidade Federal de Santa Maria
  • Lilian Daniel Pereira Universidade Federal de Santa Maria
  • Thomas Schöder Universidade Federal de Santa Maria
  • Gerson Santos Lisboa Universidade Federal do Sul da Bahia http://orcid.org/0000-0002-9834-2441

DOI:

https://doi.org/10.5380/biofix.v3i1.57144

Palavras-chave:

Canjerana, Estimativa de biomassa, Incremento em área basal, Volume

Resumo

Este trabalho possui como objetivo ajustar e selecionar modelos matemáticos capazes de estimar o incremento periódico em área basal, o volume e biomassa de indivíduos jovens de Cabralea canjerana (Vell.) Mart. O estudo foi desenvolvido no município de Agudo - RS, em uma área de Floresta Estacional Decidual. Para análise de crescimento foram utilizadas 19 árvores. A quantificação da biomassa foi obtida pelo método direto com 14 árvores da espécie. No cálculo de volume foram selecionadas e cubadas 12 árvores pelo método de Smalian. Na modelagem da estimativa das variáveis incremento periódico em área basal, volume, biomassa total, biomassa da madeira e biomassa foliar foram testados seis modelos matemáticos. Para avaliação das equações ajustadas foi utilizada a menor soma dos escores dos critérios estatísticos: coeficiente de determinação, erro padrão da estimativa e coeficiente de variação em percentagem, em conjunto com a análise gráfica da dispersão dos resíduos. O modelo matemático de Schumacher-Hall obteve melhor ajuste nas estimativas de incremento periódico em área basal, volume, biomassas total e da madeira. A equação definida para o incremento periódico em área basal foi lnIPg=-0,149+1,777.lnDAP-0,815.lnHt. A equação de volume selecionada foi lnV=-9.382+1.583.lnDAP+1.064.lnHt. As equações definidas para biomassa aérea total e biomassa da madeira foram lnBt=-3,769+1,779.lnDAP+1,131lnHt e lnBm=-3,986+1,784.lnDAP+1,198lnHt, respectivamente. As equações para estimativa de biomassa foliar obtiveram estatísticas insatisfatórias e apresentaram elevados valores de coeficiente de variação em percentagem.

Biografia do Autor

Karina Lanzarin, Universidade Federal de Santa Maria

Engenheira Florestal

Mestre em Engenharia Florestal

Doutoranda em Engenharia Florestal

Frederico Dimas Fleig, Universidade Federal de Santa Maria

Engenheiro Florestal

Mestre em Engenharia Florestal

Doutor em Engenharia Florestal

Docente da Universidade Federal de Santa Maria

Evandro Alcir Meyer, Universidade Federal de Santa Maria

Engenheiro Florestal

Mestre em Engenharia Florestal

Doutor em Engenharia Florestal

Lilian Daniel Pereira, Universidade Federal de Santa Maria

Engenheira Florestal

Mestre em Engenharia Florestal

Doutora em Engenharia Florestal

Thomas Schöder, Universidade Federal de Santa Maria

Engenheiro Florestal

Mestre em Engenharia Florestal

Doutor em Engenharia Florestal

Gerson Santos Lisboa, Universidade Federal do Sul da Bahia

Gerson dos Santos Lisboa, Técnico Florestal pelo Colégio Florestal Presidente Costa e Silva, Irati, Paraná, Engenheiro Florestal pela Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), Irati, Paraná, mestre em Ciências Florestais pela Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), Irati, Paraná, Especialista em Estatística e Modelagem Quantitativa pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Doutor em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Docente do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Downloads

Publicado

2018-03-05

Como Citar

Lanzarin, K., Fleig, F. D., Meyer, E. A., Pereira, L. D., Schöder, T., & Lisboa, G. S. (2018). CRESCIMENTO E BIOMASSA DE INDIVÍDUOS JOVENS DE Cabralea canjerana (Vell.) Mart. Biofix Scientific Journal, 3(1), 96–102. https://doi.org/10.5380/biofix.v3i1.57144

Edição

Seção

Artigos