PANORAMA DOS COMBUSTÍVEIS E BIOCOMBUSTÍVEIS NO BRASIL E AS EMISSÕES GASOSAS DECORRENTES DO USO DA GASOLINA/ETANOL

Autores

  • Camilo Bastos Ribeiro Universidade Estadual do Centro-oeste (UNICENTRO), Campus Irati (PR)
  • Waldir Nagel Schirmer Departamento de Engenharia Ambiental - Universidade Estadual do Centro-oeste (UNICENTRO), Campus Irati (PR)

DOI:

https://doi.org/10.5380/biofix.v2i2.53539

Palavras-chave:

Bioenergia, Motores do ciclo Otto, Poluição atmosférica

Resumo

A busca por alternativas para reduzir a extração do petróleo e a preocupação com a emissão de poluentes na atmosfera reforçam cada vez mais a importância da produção comercial dos biocom­bustíveis. Nesse cenário, desde a década de 1970, o etanol é co­mercializado no Brasil, e desde 2005 existem esforços para o bio­diesel alcançar proporções significativas na matriz energética bra­sileira. A literatura referente às emissões gasosas oriundas da queima de diesel/biodiesel e gasolina/etanol reporta a redução significativa de hidrocarbonetos (HC) e monóxido de carbono (CO), quando os biocombustíveis são adicionados aos combustí­veis fósseis. O presente trabalho aborda uma breve revisão da si­tuação atual dos combustíveis e biocombustíveis líquidos utiliza­dos no Brasil (com ênfase no etanol), destacando alguns ganhos ambientais ao se substituir os combustíveis fósseis por renováveis.

Biografia do Autor

Waldir Nagel Schirmer, Departamento de Engenharia Ambiental - Universidade Estadual do Centro-oeste (UNICENTRO), Campus Irati (PR)

Professor Associado do Departamento de Engenharia Ambiental - Universidade Estadual do Centro-oeste (UNICENTRO), Campus Irati (PR).

Downloads

Publicado

2017-08-10

Como Citar

Ribeiro, C. B., & Schirmer, W. N. (2017). PANORAMA DOS COMBUSTÍVEIS E BIOCOMBUSTÍVEIS NO BRASIL E AS EMISSÕES GASOSAS DECORRENTES DO USO DA GASOLINA/ETANOL. BIOFIX Scientific Journal, 2(2), 16–22. https://doi.org/10.5380/biofix.v2i2.53539

Edição

Seção

Artigos