EMISSÃO DE GASES DE EFEITO ESTUFA E PROPOSTA DE PROJETO PARA COMPENSAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO E-COMMERCE
DOI:
https://doi.org/10.5380/biofix.v2i1.51086Palavras-chave:
Emissões de GEE, GHG Protocol, Compensação de emissões, Sequestro de carbonoResumo
O objetivo geral deste trabalho foi estimar a emissão de gases de efeito estufa (GEEs) de uma empresa de peças de decoração infantil e-commerce utilizando a metodologia GHG Protocol e propor um projeto de compensação ambiental. Foi criada uma metodologia para estimar as emissões do Escopo 3, considerando a posição geográfica do destinatário final para onde os produtos comercializados foram enviados. O estudo resultou em uma emissão total de 201,77 tCO2e e de 4,88 tCO2 biogênico, no âmbito dos três escopos. O projeto de compensação baseou-se em sequestro de carbono, por meio de plantio florestal. Com base em um modelo existente com sete cenários de plantios, com o uso de espécies de Eucalyptus, seria necessário um maior número de mudas para absorver a mesma quantidade de GEEs, seguido das espécies nativas e de Pinus. Contudo, por conta de a região escolhida para o plantio ser diferente da região do modelo original, existe a possibilidade de que alguns cenários propostos não se desenvolvam conforme o esperado, devido, principalmente, às diferenças de clima e solo. Mesmo que o plantio florestal seja efetivo, é importante ressaltar que as árvores calculadas se referem somente ao ano base do levantamento, ou seja, novas árvores devem ser plantadas todos os anos para a devida compensação. A partir das análises dos objetivos, concluiu-se que o trabalho em conjunto da redução com a mitigação das emissões através de plantio florestal é muito importante para o combate ao aumento da temperatura terrestre.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC Atribuição 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Authors maintain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC Attribution 4.0) that allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of the published work.