APLICAÇÃO DA TÉCNICA PPP PARA A OBTENÇÃO DO POSICIONAMENTO NA CABOTAGEM NO BRASIL: ESTUDO DE CASO

Autores

  • Flávio Guilherme Vaz Almeida Filho
  • Hugo Tsugunobu Yoshida Yoshizaki
  • Cláudio Barbieri da Cunha
  • Edvaldo Simões da Fonseca Júnior
  • André Shigueo Kiyota

DOI:

https://doi.org/10.5380/bcg.v22i3.48694

Resumo

Este artigo apresenta uma metodologia de instrumentação e processamento de dados GPS para a obtenção de posicionamento preciso para cabotagem no Brasil. Para isso, um navio porta contêineres foi equipado com um par de receptores GPS (L1/L2) para o rastreio das observáveis no trajeto Santos (SP) – Suape (PE); e seu pós-processamento por Posicionamento por Ponto Preciso (PPP) cinemático. A precisão obtida foi ~23,1 cm. Desprezando os primeiros 60 minutos de rastreio a precisão foi de 8,0 cm. O coeficiente de correlação nas direções dos receptores foi de R²=0,922. Assim, foi possível obter dados precisos sobre a trajetória da embarcação, sua velocidade, aceleração, deriva e amplitude das inclinações. Esta instrumentação é uma etapa de um projeto que visa minimizar as emissões de gases causadores do efeito estufa (GEE) no transporte intermodal de cargas. As informações precisas da dinâmica da embarcação poderão servir como parâmetros de ajuste em modelos de emissão existentes.

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Publicado

2016-09-29

Como Citar

Almeida Filho, F. G. V., Yoshizaki, H. T. Y., da Cunha, C. B., da Fonseca Júnior, E. S., & Kiyota, A. S. (2016). APLICAÇÃO DA TÉCNICA PPP PARA A OBTENÇÃO DO POSICIONAMENTO NA CABOTAGEM NO BRASIL: ESTUDO DE CASO. Boletim De Ciências Geodésicas, 22(3). https://doi.org/10.5380/bcg.v22i3.48694

Edição

Seção

Artigos