AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE MULTICAMINHO NO POSICIONAMENTO RELATIVO GPS E SUA ATENUAÇÃO ATRAVÉS DA ANÁLISE DE MULTIRESOLUÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5380/bcg.v11i2.4393Palavras-chave:
GPS, Multicaminho, SNR, MP1, MP2, Análise de Multiresolução, Multipath, Multi-Resolution AnalysisResumo
O efeito do multicaminho afeta os posicionamentos diferencial e relativo, mesmo envolvendo linhas de base curtas. Dessa forma, existe a necessidade de detecção desse efeito, verificação do nível de erro causado e, principalmente, a remoção do mesmo. Neste artigo, pretende-se analisar e comparar alguns componentes que se mostram úteis na detecção deste efeito. Estes componentes envovem a razão sinal ruído (SNR Signal to Noise Ratio), os valores do MP1 e MP2 obtidos a partir do software TEQC que indicam o nível de multicaminho nas portadoras L1 e L2, a repetibilidade do efeito do multicaminho em dias consecutivos, o ângulo de elevação e o azimute dos satélites. Para tanto, é apresentado um experimento comparando tais componentes na presença e ausência de objetos refletores que causam o efeito do multicaminho. Além da nítida repetibilidade do multicaminho nos resíduos, a mesma comparece nas medidas SNR, MP1 e MP2, alcançando até 99% de correlação. Para redução de, pelo menos, o efeito do multicaminho de alta freqüência, a Análise de Multiresolução (AMR) utilizando wavelets é aplicada nas medidas de dupla diferença (DD). Alguns testes estatísticos foram realizados, os quais indicam a melhoria dos resultados e, principalmente, maior confiabilidade na solução das ambigüidades, atingindo até 49% de melhoria em relação ao teste Ratio sem a aplicação do método proposto.