USO DE SIMULADORES DE DIREÇÃO APLICADO AO PROJETO DE SEGURANÇA VIÁRIA
Abstract
O presente documento apresenta e discute tecnologias de visualização por
meio de simuladores de direção e sua aplicação na engenharia de transportes, no que
tange o projeto rodoviário e seu auxílio na melhoria da segurança das rodovias. O
artigo foi elaborada com vistas a contribuir para o desenvolvimento e modernização
tecnológica de parte dos estudos desenvolvidos no Brasil, relacionados com a
segurança em rodovias, que se apresentam desatualizados em quase 15 anos em
relação ao estado-da-arte desta linha de pesquisa em países pioneiros, como é o caso
dos EUA, França, Itália, Alemanha. Esta desatualização culmina por contribuir para
um cenário nacional trágico, onde, nos últimos dois anos, morreram 42.844 pessoas
decorrentes de acidentes em trânsito – número que colocou as rodovias brasileiras
entre as mais perigosas do mundo e o Brasil como 5º país entre os recordistas em
mortes no trânsito. Apresenta inicialmente uma descrição técnica e as
potencialidades e limitações dos simuladores de direção na condução de
experimentos que apresentam realismo natural, com a vantagem do controle das
diversas variáveis do estudo, sem risco aos usuários. Adicionalmente, descreve os
principais tipos de simuladores de direção existentes no mercado, com a
caracterização dos três níveis de sofisticação – simuladores de nível básico, nível
intermediário e alta fidelidade.
meio de simuladores de direção e sua aplicação na engenharia de transportes, no que
tange o projeto rodoviário e seu auxílio na melhoria da segurança das rodovias. O
artigo foi elaborada com vistas a contribuir para o desenvolvimento e modernização
tecnológica de parte dos estudos desenvolvidos no Brasil, relacionados com a
segurança em rodovias, que se apresentam desatualizados em quase 15 anos em
relação ao estado-da-arte desta linha de pesquisa em países pioneiros, como é o caso
dos EUA, França, Itália, Alemanha. Esta desatualização culmina por contribuir para
um cenário nacional trágico, onde, nos últimos dois anos, morreram 42.844 pessoas
decorrentes de acidentes em trânsito – número que colocou as rodovias brasileiras
entre as mais perigosas do mundo e o Brasil como 5º país entre os recordistas em
mortes no trânsito. Apresenta inicialmente uma descrição técnica e as
potencialidades e limitações dos simuladores de direção na condução de
experimentos que apresentam realismo natural, com a vantagem do controle das
diversas variáveis do estudo, sem risco aos usuários. Adicionalmente, descreve os
principais tipos de simuladores de direção existentes no mercado, com a
caracterização dos três níveis de sofisticação – simuladores de nível básico, nível
intermediário e alta fidelidade.
Keywords
Simuladores de Direção; Segurança Viária; Projeto Geométrico.